ines_goncalves_pessoa_02

Inês Gonçalves nasceu em 1981 no Porto, onde viveu grande parte da sua vida, casada e mãe de 3 filhos. Licenciada em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto em 2003.

Doutorada em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2009. A tese baseou-se no desenvolvimento de biomateriais para contacto com o sangue de forma a prevenir a formação de coágulos associados à utilização de implantes cardiovasculares. O trabalho foi realizado no INEB (Instituto de Engenharia Biomédica) e na UWEB (University of Washington Engineered Biomaterials), em Seattle.

Entre 2010 e 2013 fez o pós-doutoramento no INEB e no IPATIMUP focando o trabalho no desenvolvimento de microesferas mucoadesivas glicosiladas para eliminar a infecção gástrica por Helicobacter pylori. Em 2013 foi contratada como investigadora do INEB, continuando a desenvolver o trabalho nesta área dos biomateriais para a prevenção do cancro gástrico.

Desde 2010 é também docente convidada na FEUP e do ICBAS, leccionando no Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB).

Publicou 18 artigos em revistas internacionais e tem uma patente internacional submetida. Já apresentou o seu trabalho em 28 comunicações orais e 25 posters em conferências internacionais. Foi orientadora/co-orientadora de 5 teses de mestrado e está actualmente a orientar uma tese de mestrado e a co-orientar 2 teses de doutoramento.

O seu trabalho foi reconhecido com 6 distinções, entre elas o “Prémio Pulido Valente Ciência 2006” e a “Medalha de Honra da L’Oreal para as Mulheres na Ciência 2013”.