Paulo Garcia, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. FOTO RUI DUARTE SILVA

Foto: Rui Duarte Silva

 

Paulo J.V. Garcia doutorou-se em Física pela Universidade Claude Bernard – Lyon 1 em 1999, com uma tese em astrofísica. É professor associado do Departamento de Engenhara Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), subdirector do Departamento de Engenharia Física e director de Programa Doutoral Programa Doutoral em Engenharia Física.

Desenvolve actividades de investigação em astrofísica e sua instrumentação. Actualmente está envolvido na construção do instrumento GRAVITY que combina os quatro telescópios de 8 m de diâmetro do Observatório Europeu do Sul, em Paranal, no Chile, com o objectivo de estudar o buraco negro super-massivo no centro Via Láctea. É também delegado da República Portuguesa no Conselho do Observatório Europeu do Sul.

Paralelamente a estas actividades de investigação, tem leccionado Física nas variadas Licenciaturas e Mestrados Integrados da FEUP, desde Engenharia da Minas a Informática e Computação. Neste contexto desenvolveu várias actividades de inovação pedagógica, como métodos de Keller, peer-instruction ou o uso de e-learning incluindo vídeo. Coordenou um projecto de inovação pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian nesta última temática.

É desde 2013 coordenador do Laboratório de Ensino – Aprendizagem (LEA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O LEA promove e apoia a realização de iniciativas que contribuam para a criação de uma cultura de ensino/aprendizagem de qualidade, apoiando a comunidade FEUP com investigação/intervenção na área, valorizando os resultados práticos obtido. O LEA é ainda uma janela para a qualidade do ensino/aprendizagem da Engenharia na FEUP.